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English abstract
This post in portuguese, describes the stylistic studies and researches about the small painting attributed to Pierre-Auguste Renoir "Le Pont Alexandre III", mainly comparing it to important and well known landscapes from the painter, as "Le Pont des Arts e l' Institute", "Le Pont de chemin de fer a Chatou" and "Le Petit Pont". The study includes the analysis of the point of view, the structure of the composition and brushstrokes. Anyway the painting is for sale. Price upon request.
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Deixando a questão da assinatura para depois, vamos nos concentrar num estudo do estilo e forma de execução da pintura, em comparação com outras obras de Renoir bem conhecidas, para que o leitor possa, em função da enorme gama de coincidências existentes, formar seu juízo se a atribuição a Renoir procede ou não.
Começando pelo motivo, Renoir ao longo de sua vida, pintou várias pontes, e algumas delas em Paris. Com isso, pintar pontes não lhe era estranho. Claro que as pontes da França foram motivos pintados por inúmeros artistas, com isso, Renoir poderia ser apenas um dos possíveis executores da obra. Mas vamos um pouco mais a frente. Comparando as duas imagens abaixo, uma do nosso quadro e a outra da Pont des Arts e l'Institute, pintado em 1868, poderemos começar a determinar alguns pontos em comum com relação a como Renoir via a paisagem e a reproduzia na tela.
Levando em consideração a diferença de dimensões entre as obras, pois nosso quadro tem apenas 13x23cm, percebemos que a estrutura do motivo pintado é semelhante nas duas obras, ou seja, a margem do rio executada numa diagonal ascendente do canto inferior esquerdo para o canto superior direito, a ponte colocada em posição paralela à base do quadro e as figuras, ou maior parte delas, em posição quase central. Ambas execuções são bem feitas e acabadas, a paleta é praticamente a mesma e o tratamento dos objetos e figuras semelhante. A diferença das épocas de realização entre ambas é que aparece como aparente problema: praticamente 30 anos. A pintura de Renoir mudou muito e várias vezes ao longo de sua extensa carreira e segundo alguns, à época da execução do nosso quadro, em torno de 1900, o estilo de Renoir seria diferente. Mas será verdade? Vamos continuar. Olhando para a figura abaixo, faremos comparação com uma obra mais próxima daquela a qual pertenceria a nossa.
Esta pintura, Le Pont de Chemin de Fer a Chatou, que pertence ao Museu d'Orsay, foi pintada em 1881, portanto doze anos após a Pont des Arts, mas a estrutura de execução é praticamente a mesma. O que muda sensilvelmente é a pincelada, que passou a ser um pouco mais "pontilhada", não que a obra tivesse algo a ver com o pontilhismo mas sim com o impressionismo propriamente dito. Na Pont de Chemin de Fer a Chatou o verde, em seus vários matizes, foi a cor predominante mas a paleta é praticamente a mesma do quadro pintado em Paris e também do nosso. Neste quadro, perceberemos uma característica muito peculiar de Renoir: Ele aproxima a ponte do observador, ou seja, dentro da composição, Renoir amplia a imagem da ponte fazendo com que ela pareça próxima dos demais itens da composição. Coincidentemente, no nosso quadro, o pintor trouxe a Ponte Alexandre III para perto dos outros itens da composição também. A imagem abaixo mostra isso claramente, quando comparamos ambos os quadros com as respectivas fotografias de época dos locais pintados, vejam
Não é difícil perceber como em ambos os casos as pontes, na realidade, estão muito mais afastadas do observador do que o representado nos quadros. Coincidência ou não, a artimanha ou recurso foi utilizada nas duas pinturas. Vamos considerá-la apenas mais uma coincidência.
Continuando o estudo comparativo, vamos agora utilizar uma imagem de um quadro pintado por Renoir após 1900, a Petit Pont, que data circa 1904, e pertence à Reunião dos Museus Franceses.
Como podemos perceber, a estrutura da composição continua a mesma mas fiquem atentos à execução. A cor predominante também é o verde em vários matizes embora desta vez aplicado de forma mais suave, sem pinceladas muito definidas, muito próximo da execução da Ponte Alexandre III. As pinceladas do primeiro plano são rápidas e nervosas enquanto os verdes do fundo parecem algo "esfumados". Ambas as pontes possuem a mesma forma de tratamento e as sombras da parte escura de cada uma tem exatamente a mesma cor. Coincidência? De qualquer forma vamos somando as coincidências e na próxima postagem continuaremos o estudo e com certeza ampliar o painel delas. Ah! A assinatura!! Alguém comparou com as assinaturas de Renoir conhecidas? Até a próxima.
Um comentário:
Gostei do pequeno Renoir. Possuo um pequeno quadro, tamanho postal, assinado RENOIR , voce poderia acessar o link:
http://obrasrarissimas.blogspot.com/
Aguardo o seu pronunciamento.Muito obrigado Juarez.Padilha@gmail.com
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