quinta-feira, 11 de junho de 2009

Obras de arte roubadas, recuperadas

Neste mês de junho, já tivemos algumas notícias de obras roubadas há vários anos e que foram recuperadas. Uma delas foi o Renoir reproduzido abaixo, entitulado "Oedipus Rex", uma pequena tela aparentemente datada de 1895 e com dimensões de 30cm x 29cm, que havia sido roubada em Roma, de um colecionador particular em 1984. A tela foi encontrada na casa de um outro colecionador na região de Treviso na Itália.



Fonte: O Estado de São Paulo - Ag. Estado.

Outra pintura roubada desde 2002 que reapareceu em um leilão na região dos Jardins em São Paulo esta semana, foi o Volpi reproduzido abaixo, Vaso de Flores, que foi levada à época por assaltantes, da coleção Mastrobuono de São Paulo. A trilha percorrida pela obra será agora refeita, como tentativa de se chegar aos criminosos. Estes dois casos, principalmente o ocorrido no Brasil, demonstram a necessidade de talvez se tornarem públicas as informações sobre obras roubadas, para evitar que comerciantes sérios sejam iludidos por pessoas que forjam informações sobre procedência de obras de arte. Com a Internet à disposição de todos, talvez não fosse difícil. Existem alguns sites que já tentam fazer uma compilação, pricipalmente no exterior, onde a Interpol mantém, de forma atualizada, um banco de dados com obras roubadas.

Fonte da imagem: site ACLO


Fica aqui a sugestão para a realização de um banco de dados de obras roubadas no Brasil. Claro, que deverá haver a boa vontade dos agentes do mercado, caso contrário, continuaremos sujeitos a surpresas como as descritas acima, nem sempre agradáveis. Acredito que ajudaria a todos.