terça-feira, 13 de abril de 2010

Aldemir Martins - O artista, o desenho e a cor



Aldemir Martins foi provavelmente um dos artistas mais prolíficos e criativos que o Brasil já teve. Genuinamente brasileiro, nascido no Ceará de praias paradisíacas e sertões tórridos, trouxe desse contraste para as telas e os papéis, as cores e os traços precisos, com uma obra, em todo o seu conjunto, de encher os olhos. Nascido em Ingazeiras no interior cearense, a 8 de novembro de 1922, ano da tão famosa Semana de Arte Moderna, Aldemir veio ao mundo com o selo da genialidade e da sensibilidade à flor da pele. Deixando a terra natal em 1945, após atividade artística já intensa como pintor e ilustrador, chega ao Rio de Janeiro, onde expôs na Galeria Askanasi e no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. No ano seguinte chega a São Paulo, terra que o adotou como filho dileto. Trabalhando muito, principalmente o desenho, e expondo constantemente, não demorou muito para que o reconhecimento viesse.

Em 1951, ganhou o prêmio de melhor desenhista na Bienal de São Paulo, obtendo a mesma premiação na Bienal de Veneza de 1956. Com premiações por toda parte e reconhecimento da crítica e do público, cresceu por demais o número das exposições e a demanda por obras de Aldemir, tanto no Brasil como no exterior. A obra reproduzida acima, Cavalo, pertence justamente a essa fase premiada do artista. É fácil perceber o estilo, a precisão de execução e a beleza obtida por traços a princípio simples, mas inegavelmente geniais.
Nos anos seguintes, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, foram inúmeras as exposições internacionais e obviamente o trabalho foi enorme. Aldemir desenhou, pintou, gravou, esculpiu e foi também um dos pioneiros no "merchadising", ou seja, na produção de obras especialmente feitas para itens de uso doméstico como toalhas de mesa, copos, pratos e utensílios, além de outros objetos. Seus traços limpos e precisos e suas cores vibrantes cheias de luz e vida, atraiam cada vez mais admiradores, tornado-o naquilo que podemos chamar de um "best seller".

Com o tempo, alguns temas foram se tornando mais recorrentes, principalmente em função do sucesso que faziam junto ao público. Seus cangaceiros, mulheres rendeiras, paisagens marinhas, naturezas mortas com frutas do cotidiano nordestino e bichos como peixes, aves e principalmente os gatos, ganhavam as paredes de colecionadores, as ilustrações de livros e também os acervos de museus. O gatinho abaixo, é um típico exemplo do colorido utilizado por Aldemir, mesmo pertencendo à sua última fase. Em suas obras, é sempre perceptível a utilização da veladura, da sobreposição de pigmentos, obtendo nuances, volumes e efeitos de grande beleza e harmonia.

Aldemir também foi muralista, e um bom exemplo é a imagem no topo desta postagem, que mostra o painel executado no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, Ceará, cuja beleza é indiscutível. Difícil achar alguém que tenha representado de forma tão característica e autêntica a paisagem, a fauna, a flora e principalmente o povo nordestino, este povo alegre e acolhedor, que inspirou Aldemir Martins até os seus últimos dias de vida. A imagem abaixo é um esboço, um estudo rústico de painel executado pelo artista, talvez até mesmo para o painel descrito e mostrado acima. O leitor pode perceber que até no desenho mais simples a marca registrada do artista, o seu estilo, a sua linguagem estão presentes. A obra não precisaria nem estar assinada.


Aldemir Martins faleceu em fevereiro de 2006 e além de saudades deixou uma obra extensa e marcante, principalmente pelo carinho com que trabalhava na execução de um desenho estilizado e desinibido e na utilização de cores quentes e vibrantes, que traduziram em imagens de cangaceiros, rendeiras, frutas, flores e animais, o grande amor que ele, Aldemir, tinha pelo seu imenso Brasil. Graças ao esforço da família do artista, principalmente na pessoa do filho Pedro Martins, a obra de Aldemir vem sendo catalogada e acreditamos ser extremamente válida a iniciativa, pois dos pintores modernos brasileiros, a obra de Aldemir talvez seja uma das mais significativas e importantes. O cearense Aldemir Martins foi sem dúvida, um dos maiores artistas brasileiros.