domingo, 28 de junho de 2009

Sotheby's London - Resultado do leilão

No último dia 24 de junho, foi realizado em Londres pela tradicional casa de leilões Sotheby's, o leilão de arte impressionista e moderna, com um total de vendas de 33,531 milhões de libras esterlinas, quando 23 dos 27 lotes oferecidos foram vendidos. A tendência continua sendo menor quantidade e maior qualidade. Uma das sensações da noite, o Picasso "Homme à l'Epée", foi arrematado por nada menos que 6.985 milhões de libras esterlinas, algo em torno de 13,8 milhões de dólares americanos.

Os impressionistas, para não fugir à regra observada nos últimos leilões, tem sido muito procurados, principalmente por estarem com estimativas relativamente mais baixas às encontradas no período pré-crise financeira internacional. Em minha opinião, o resultado deste leilão mostra isso. O Monet reproduzido abaixo "Route de Giverny en Hiver", uma belíssima execução de 1885 é um bom exemplo. Ele foi arrematado por 3,849 milhões de libras esterlinas, dentro de uma estimativa inicial que situava o valor da obra entre 3 e 4 milhões de libras.
Outro quadro impressionista que na mesma noite superou as expectativas foi o Renoir "Nature Morte - Fleurs et Fruits"(ver abaixo), que de una estimativa inicial entre 1,5 - 2,5 milhões de libras, saltou no arremate para 2,841 milhões de libras esterlinas.

O resultado geral do leilão foi razoável para o momento que atravessamos. Obras de Giacometti, Paul Signac, Magritte, Leger e outros, trocaram de mãos por cifras razoavelmente altas, dentro ou acima das estimativas, o que continua mostrando a seletividade praticada pelos colecionadores com a atual conjuntura. Acredito que com a diluição da crise ao longo dos próximos meses, não só a liquidez será melhor como também os preço devem voltar a subir. Com os grandes magnatas da Rússia e do oriente em aparente "hibernação", o mercado tem tudo para uma nova reação quando eles "acordarem" em futuro breve. É esperar para ver.