sexta-feira, 22 de julho de 2011

Leilão Soraia Cals e Evandro Carneiro de Julho 2011

Acontecerá nos próximo dias 26 e 27 de Julho mais um leilão de Soraia Cals e Evandro Carneiro, que tem tudo para ser um sucesso. Os interessados deverão chegar cedo pois o pregão começa com uma série de desenhos, sobre certo aspecto de execução simples, de autoria de Di Cavalcanti, mercadoria escassa hoje em dia no mercado, principalmente quando se leva em conta qualidade e procedência. O artista está presente também com alguns óleos de muito bom gosto e preços interessantes.

O destaque da primeira noite ficará por conta de Antonio Bandeira, presente com dois óleos magníficos, estando o melhor deles reproduzido abaixo, denominado apenas por "Abstrato", uma tela com dimensões de 108 x 145 cm, assinada e datada de 1964, que irá para a parede do colecionador que desembolsar algo em torno de R$ 3 milhões para comprá-la. Pela escalada de preços das obras de Bandeira nos últimos anos, principalmente motivada pelo reconhecimento da importância do artista junto ao movimento do abstracionismo lírico, em companhia de Wols e outros, e pelas inúmeras exposições sobre o artista em tempos recentes no Brasil e mesmo no exterior, podemos dizer que o futuro comprador ainda dará boas risadas pela bagatela que vai pagar. Acredito que as obras de Antonio Bandeira ainda têm muito fôlego de valorização pela frente.



Outra peça que merece menção é a escultura em mármore de Maria Martins reproduzida abaixo, "Anna Maria", que possui estimativa de R$ 680 mil. Pela beleza e raridade da peça, somados à importância e envergadura da artista, considero até próximo de uma "pechincha". Minha opinião é que essa peça sai de lá vendida.





Claro que como nos demais leilões promovidos por Soraia Cals e Evandro Carneiro, há um corte longitudinal na produção artística brasileira de muito bom gosto, com obras para todos os "apetites". Marinhas de Garcia Bento e Castagneto, modernos como Goeldi, Cícero Dias e Portinari, ingênuos e naifs como os "Silva" José Antonio e Francisco, além é claro, de uma boa seleção de contemporâneos que inclui nomes como Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Franz Krajcberg entre muitos outros. Vale a pena conferir.