sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Desenho de Albert Marquet - Drawing of Albert Marquet

----------------------------------------------------------------
This post written in portuguese is about a drawing from Albert Marquet which was joined to the collection, and that is going to be exhibited at the MISP - Museu do Interior Sul Paulista
----------------------------------------------------------------

Em abril de 2009, publiquei neste blog uma pequena biografia de Albert Marquet, pintor pós-impressionista francês, amigo de Henri Matisse, e que foi, em minha opinião, um dos maiores coloristas do movimento "Fauve". Aliás, a postagem gira em torno da maestria com a qual o pintor tratava a cor. Sempre fui apaixonado pela obra de Marquet e no final do ano passado, consegui trazer para o acervo um pequeno exemplar, um desenho, do famoso mestre de Bordeaux. É uma peça simples, como mostra a reprodução abaixo, mas também permite perceber como Marquet desenhava de maneira solta e rápida. Poucos traços e a figura está definida. Arriscaria até a dizer que o artista tenha feito um esboço de Renoir em seus últimos anos. A mão contorcida da figura como ponto central, denuncia talvez a intenção de realçar a deformação gerada pela artrite que tanto fez sofrer o grande mestre impressionista. Mas é só um palpite.


No verso, temos um esboço rapidíssimo de um nu feminino, muito característico quando comparado com outros desenhos de Marquet.


Uma assinatura com a iniciais "a.m" alinhava a obra, que é de uma leveza impressionante. Realmente simples mas sem dúvida um Marquet.