quinta-feira, 23 de outubro de 2008

30 Anos da mostra "15 Jovens Artistas do Brasil"




A fotografia acima, extraída do catálogo da mostra " 15 Jovens Artistas do Brasil ", que teve a curadoria de Carlos von Schmidt , mostra vários personagens cujos nomes se tornaram celebres no cenário artístico brasileiro. Alguns deles inclusive, serão olhados com saudades, pois já no deixaram com destino a eternidade, onde com certeza, continuam fazendo arte da melhor qualidade. Afinal, arte é vida e vida é arte.


Participaram da mostra Takashi Fukushima, Cláudio Tozzi, Aldir Mendes de Souza, Luiz Gregório Correa, Newton Mesquita, Marcelo Nitsche, Luiz Paulo Baravelli, Gilberto Salvador, Marcos Concílio, Juarez Magno, Dimitri Ribeiro, Ignácio Rodrigues, Rubens Gerchman, Antonio Sérgio Benevento e Ivald Granato.


A exposição que ocorreu em 1978 no MAB FAAP e no Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, está fazendo 30 anos, e como é idade de número redondo, é sempre bom de se lembrar e comemorar.

Aldir e Gerchman faleceram recentemente e deixaram um legado de trabalhos artísticos marcantes executados em carreiras brilhantes, com reconhecimento de público e de crítica no cenário artístico nacional e internacional, com obras em vários museus e também disputadíssimas por inúmeros colecionadores. Marcos Concílio redirecionou as atividades e praticamente não expôs mais. Dimitri, Luiz Gregório, Ignácio, Benevento e Juarez Magno pouco se vê ( pelo menos eu por aqui). Em compensação, Fukushima, Newton Mesquita, Gilberto Salvador, Nitsche, Ivald Granato e principalmente Tozzi e Baravelli, levam adiante carreiras artísticas magníficas com reconhecimento no Brasil e no exterior.


Depois de trinta anos, os sinais do tempo em seus rostos, corpos e movimentos, são aparentes sem dúvida, mas suas obras continuam jovens e esbeltas, sinal da alta qualidade do trabalho que sempre fizeram com muito amor e dedicação, levando cada uma delas suas mensagens e visões particulares do mundo que nos cerca, renovando valores, desnudando as próprias almas e descobrindo novas formas de expressão em duas ou mais dimensões. Parabéns a todos e comemoremos esta brilhante safra de artistas!!




Aldir Mendes de Souza - Cinético Azul - TST
Acervo Escritória de Arte Rui Dell'Avanzi Jr.


Newton Mesquita - Tuba- TMSTCP

Acervo Escritório de Arte Rui Dell'Avanzi Jr.


Gilberto Salvador - Lagoa com Vitória Régia TMSTCP
Acervo - Ana Roso

domingo, 19 de outubro de 2008

Tadashi Kaminagai recuperado


A obra acima, de autoria de Tadashi Kaminagai, pintor japonês também pertencente à Escola de Paris, foi encontrada num antiquário no interior do estado de São Paulo, em estado de conservação extremamente precário, mas com a camada pictórica perfeita. O artista, que morou no Brasil durante anos, passou uma parte de sua vida na França( onde inclusive veio a falecer em 1982) , e influenciado por muitos dos artistas franceses com os quais convivia, como Matisse, Marquet entre outros, para os quais executava também molduras entalhadas primorosas( hoje disputadíssimas pelo mercado), pintou muitas paisagens francesas, principalmente do interior como da Bretanha e de La Frete sur Seinne. A obra em questão, depois de devidamente restaurada, foi mostrada a Yo Kaminagai, filho do artista que reside na França, e este em tom emocionado, disse que se recordava de que seu pai havia feito esta pintura quando ele, Yo, era bem pequeno, em Lehon na Bretanha. A obra é sem dúvida magnífica, com influência dos pós-impressionistas, e executada com "impasto" generoso, a um toque. Coisa de mestre. Espero que apreciem mais esta pintura redescoberta.