quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saint Clair Cemin - Artista brasileiro internacional


Ao comentar a Bienal do Mercosul na última postagem, lembrei de Saint Clair Cemin, artista que foi homenageado na edição de 2003 deste evento, na qual havia exposto a escultura monumental de nome "Supercuia", reproduzida acima. Como bom gaúcho de Cruz Alta, não poderia deixar de retribuir a gentileza.

Saint Clair é hoje um dos nomes mais lembrados e comentados no eixo Nova York - Paris, quando o assunto é, principalmente, escultura contemporânea. Não que sua obra gráfica e desenhos não tenham importância, longe disso, mas é justamente na escultura onde Saint Clair vem se destacando cada vez mais, com suas obras frequentando acervos de grandes museus e importantes coleções particulares, além de monumentos em locais públicos. Navegando muitas vezes, como eu particularmente consigo definir, por um "surrealismo contemporâneo", Saint Clair lança mão de materiais diversos como mármore, metal, madeira, fibra de vidro e plástico para traduzir suas idéias e visão do mundo em esculturas e instalações que chamam a atenção não só pela técnica empregada mas como pela originalidade.

Desde os seus tempos de École de Beaux Arts de Paris, onde seus desenhos e esboços já demonstravam como uma bússola o caminho que iria seguir(vide acima um deles reproduzido), Saint Clair realiza uma obra consistente e coerente, que espelha aos poucos e cada vez mais, uma maturidade artística que justifica o seu já grande sucesso. É frequente a presença de suas obras em leilões importantes em Sotheby's e Christie's, apesar de que aqui dentro, em nosso país, pouca gente lembre dele, ou mesmo o conheça. Saint Clair foi um artista que também expôs na Galeria Projecta, no final dos anos 70 e início dos 80, antes de se mudar definitivamente para os EUA, onde reside atualmente e de onde parte para exposições e empreitadas de criação pelo mundo inteiro.

O artista participou de várias exposições individuais e coletivas, incluindo a Bienal de São Paulo, e suas obras, como já citado acima, já integram acervos de museus importantes como o Instituto Inhotim de Minas Gerais e os da relação abaixo, extraídos do site do próprio artista:

-Musee de la Chasse et de la Nature, Paris
-S.M.A.K., Stedelijk Museum voor Actuele Kunst,
-GentThe Rose Art Museum, Brandeis University, Waltham, MASS.
-Sydney and Walda Besthoff Sculpture Garden at NOMA, New Orleans
-Eli Broad Family Foundation, Los Angeles, California.
-Emily Fisher Landau Collection, Long Island City.
-Whitney Museum of American Art, New York.
-Grounds for Sculpture, Hamilton, New Jersey.
-Museum of Contemporary Art, Los Angeles, California.
-FNAC (Fonds National d'Art Contemporain), Paris, France.
-Museo de Arte Contemporaneo, Monterrey, Mexico.
-Rooseum, Stockholm, Sweden.
-Hakone Open-Air Museum, Japan.
-jBastads Kommun, Sweden.
-MEIAC - Museo Extremeno e Iberoamericano de Arte Contemporaneo, Badajoz, Spain.
Saint Clair Cemin deve ter seu nome anotado e guardado. Ainda vamos ouvir falar muito dele.