sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Exposição Retrospectiva de Burle-Marx


Começa hoje no Paço Imperial, que fica na Praça XV na cidade do Rio de Janeiro, a exposição "Burle Marx 100 Anos/ A Permanência do Instável". Com curadoria de Lauro Cavalcanti, a mostra possui um corte transversal sobre toda a obra do artista, que se notabilizou mundialmente por seus exuberantes jardins. Junto com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, Burle Marx, este paulista de nascimento mas de coração carioca, formou o trio que deu uma nova feição ao modernismo brasileiro, principalmente no que tange à arquitetura e ao conceito de ocupação e preservação do espaço e do ecosistema(ele já discutia o tema preservação na dec.60/70). Com suas curvas sinuosas e mosaicos de plantas e vegetações tropicais, ele deixou seu nome gravado na história com projetos como o Aterro do Flamengo, o calçadão de Copacabana e muitos outros pelos quais hoje passamos e muitas vezes sequer imaginamos de quem seria a autoria. Como artista plástico, Burle Marx deixou uma obra extensa, e na exposição do Paço Imperial estarão a mostra 80 pinturas sobre tela, 16 sobre tecido e 95 guaches sobre papel, além de tapeçarias, projetos paisagísticos, maquetes e jóias. Há também na mostra a exibição de documentos, fotos e documentários. Só não vi menção sobre a obra gráfica de Burle Marx, que também é de suma importância, talvez por uma opção dentro do projeto de curadoria. Considero a mostra imperdível e todos temos até 22 de Março de 2009 para visitá-la e prestarmos uma homenagem a este grande nome da arte brasileira.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Exposição Bandeira premiada

A Exposição Antonio Bandeira, da qual já falei há poucos dias, acaba de ser agraciada com o prêmio de Melhor Retrospectiva de 2008 pela APCA ( Associção Paulista de Críticos de Arte). Quem quiser visitá-la, tem até o dia 20 de Fevereiro de 2009 para ir ao Centro Cultural da UNIFOR, em Fortaleza, e deleitar-se. Aproveitem e comprem o catálogo da mostra, cuja capa segue reproduzida acima, que passou a ser também excelente referência sobre a obra de Bandeira em todas as suas fases. Parabéns à Pinakotheke na pessoa de seu diretor Max Perlingeiro e a todos que participaram direta ou indiretamente desta bela relização. Estamos aguardando a próxima.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Catálogo Raisonné de Tarsila do Amaral



No próximo dia 13 de Dezembro, será lançado oficialmente na Pinacotesa do Estado de São Paulo, o catálogo Raisonné de Tarsila do Amaral, cuja organização ficou a cargo de Maria Eugenia Saturni, com edição da Base7, de São Paulo. A obra em três volumes, foi resultado de um extenso trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra da artista, que faleceu em 1973. Segundo informações obtidas da própria Base7, todos os colecionadores que enviaram obras para a catalogação, receberão uma versão em CD-ROM do catálogo raisonné, sendo que a versão impressa será comercializada a um valor de R$ 390,00. No evento de lançamento, haverá um desconto promocional, e os colecionadores e apreciadores da arte de Tarsila do Amaral poderão levar o catálogo para casa por apenas R$ 300,00. Essa é daquelas obras que não pode faltar na biblioteca de quem gosta ou trabalha com arte.