terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Leilões de Arte Impressionista em Londres

fonte: Christie's
Entre os dias 3 e 5 de Fevereiro de 2009, ocorrerão em Londres os primeiros leilões importantes de arte impressionista e moderna de 2009, nas duas principais casas de leilões do mundo, Sotheby's e Christie's. Ambas dividiram o acervo ofertado em duas sessões, as chamadas "Day Sale" e "Evening Sale" como de costume, sendo que a Christie's terá também uma venda de obras sobre papel. O destaque da Christie's, dentro dos 47 lotes ofertados, é a obra acima, de autoria de Claude Monet, intitulada "Dans la prairie", cuja estimativa é exclusivamente sob consulta, mas não é difícil imaginar que deva estar em torno das 15 milhões de libras esterlinas, algo hoje em torno dos US$ 20 milhões. Já na Sotheby's, que levará a pregão apenas 28 lotes, a obra com maior estimativa é o bronze de Edgard Degas "Danseuse de Quatorze ans", cujo valor gira entre 9 e 12 milhões de libras esterlinas segundo a casa londrina. Nas vendas de obras "secundárias", as chamadas "Day sale", uma grande variedade de obras em ambas as casas, com estimativas que vão desde 10.000 a 600.000 libras esterlinas. A obra abaixo, de autoria de Pierre-Auguste Renoir, "Vue de Village, Essoyes", é uma das oito obras do artista oferecida pela Christie's, que também superou a rival no número de lotes oferecidos, sendo 185 contra 147 da Sotheby's.

fonte: Christie's

Por sua vez a Sotheby's fará um leilão de arte impressionista e moderna em Nova York no dia 12 de Fevereiro com duzentos e trinta lotes entre papéis, esculturas e pinturas, principalmente de artistas pós-impressionistas e da Escola de Paris, enquanto no dia anterior a rival Christie's fará venda semelhante, ofertando pouco mais de 140 lotes. No final, as duas casas praticamente se igualam.

Esperamos sinceramente que todo o esforço por oferecer estes bons trabalhos de artistas consagrados seja recompensado com boas vendas, pois um bom resultado pode mudar os ânimos e o humor dos agentes do mercado frente à crise financeira internacional, que cada dia que passa parece pior. De qualquer forma, para quem quer aproveitar a oportunidade, os valores das estimativas estão realmente baixos, exceção feita aos trabalhos excepcionais mencionados acima, e a chance de se fazer um bom negócio é realmente boa. No leilão de papéis da Christie's por exemplo, há um trabalho de Raoul Dufy, Cavalos Marinhos, com estimativa equivalente a R$ 5.000. Verdadeira pechincha! Ficaremos atentos e comentaremos os resultados daqui alguns dias, pois é ver o que acontece lá fora, para projetar o que vai acontecer, com certa defasagem, aqui no Brasil.

Nenhum comentário: