segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Um quadro de Prud'hon redescoberto

A obra reproduzida acima, com título " Esquisse du Zephyr", é uma atribuição a Pierre-Paul Prud'hon ( 1758 - 1823), pintor neoclássico francês, muito famoso por suas cenas históricas, mitológicas e retratos. É de pequenas dimensões( 25cm x 17cm) mas de uma qualidade de execução espetacular. A riqueza de detalhes, principalmente quanto a anatomia da figura, é de impressionar a qualquer um apaixonado por arte.

Este pequeno quadro, veio da coleção de José Pinto Vieira, falecido em 1924, que possuia uma coleção extensa, formada em boa parte quando de suas viagens à Europa, principalmente França( onde morou com a família de 1875 a 1890), coisa até certo ponto comum para a aristocracia e alta burguesia brasileira do final do século XIX e início do século XX.

O problema desta obra, a exemplo de muitas outras que estão pelo mercado, é a falta de documentação de origem : um recibo, certificado, catálogo ou qualquer outro documento de comprovação de procedência. São realmente raras as coleções antigas que possuem documentação em ordem.

Outro aspecto particular, era a diminuta dimensão e diferente disposição da figura, quando comparada a obras semelhantes de Prud'hon que estão em museus franceses, como a obra reproduzida abaixo, que pertence ao Museu de Dijon.



fonte: Base Joconde



A pintura do Museu de Dijon, possui dimensões de 130cm x 98cm, e como se vê, tem a figura "rebatida" e é de um acabamento finíssimo. Teria Prud'hon feito outras figuras semelhantes? Seria um estudo de um discípulo ou aluno no qual o mestre possa ter intervido?

Após uma exaustiva pesquisa na Biblioteca do Louvre, encontramos um catálogo de venda da coleção Victor Marguerite, importante escritor e colunista francês, que teria ocorrido em abril de 1914 no Drouot, em Paris. O leilão com 70 lotes, aparentemente não aconteceu por motivos ignorados, mas seu catálogo foi publicado. Vejam abaixo a reprodução do lote 61, de autoria de Prud'hon, também de pequenas dimensões(32cm x 24cm), apenas com o nome "Zephyr". Pedimos perdão pela qualidade da imagem, mas na biblioteca do Louvre só nos concederam uma cópia reprográfica.






Interessante se perceber que a posição e as proporções são as mesmas que as do nosso quadro e a imagem, apesar de ruim, permite ver inclusive alguns detalhes dos cabelos cacheados, das sombras, da margem do rio e da cachoeira ao fundo, tudo muito próximo ao do quadro em estudo. Ora, alguns podem dizer que mesmo assim seria uma cópia. Para ser uma cópia, teria que ser então contemporânea ao pintor, pois primeiro trata-se de uma obra totalmente desconhecida do meio e depois especialistas que trabalham na Europa, ao analisarem a obra, disseram que o betume utilizado é o mesmo utilizado por Prud'hon e aplicado da mesma forma que o mestre o fazia. Difícil acreditar que alguém de fora do seu atelier o teria feito.
Outro fator intrigante está no verso da obra. Trata-se de um selo de cera, possivelmente de nobreza, indicando a coleção à qual pertencia. O problema é que até agora não conseguimos identificar o brasão existente no selo, dentre os milhares existentes da Europa, principalmente na França, de onde imaginamos, a princípio, que a obra tenha vindo. Com certeza vai nos consumir um bom tempo para encontrá-lo.
Durante a pesquisa, conseguimos descobrir que em 1887( período que coincide com a residência de José Pinto Vieira em Paris), na venda do Barão Roger Portalis ( Seria dele o selo de nobreza? Não conseguimos encontrar nada até o momento), um quadro chamado apenas por "Le Zephir", foi vendido por 905 francos. É provável que tenha sido um quadro pequeno, pois logo em seguida, em 1888, uma pintura com dimensões de 44cm x 36cm, da coleção Duchatel, havia sido vendido por 1900 francos. Apesar de que isso pouco significa, pois quadros nunca foram vendidos por metro quadrado, mas, de qualquer forma, poder-se-ia ter uma pequena base. Ou não? E o leitor o que acha? Vamos conseguir provar que é um Prud'hon?
Estamos preparando uma documentação para enviar ao senhor Sylvain Lavessière, pesquisador e curador da Reunião dos Museus Franceses, considerado a maior autoridade em Prud'hon da atualidade, que eu espero que ainda esteja vivo e responda à consulta. Assim que tivermos qualquer novidade, ela vai para o ar.

Nenhum comentário: