quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fogaça - Uma pintura interessante


Recentemente, em alguns leilões, tenho encontrado obras de um artista cuja obra é no mínimo interessante. Trata-se de Fogaça, ou melhor, Pedro Soares Fogaça Filho, pintor nascido em 1950 em Mococa, estado de São Paulo, terra de Bruno Giorgi, um dos maiores escultores do modernismo brasileiro.

Fogaça iniciou sua carreira artística dentro de um estilo primitivo, mas seu trabalho apresentou sempre constante evolução, tendo sofrido, a princípio, forte influência de Tarsila do Amaral, um dos monstros sagrados do modernismo brasileiro, de quem foi aluno e amigo. Alguns chegam inclusive a definir sua fase pós primitiva como "tarsiliana", tal a ação que sua obra sofreu da renomada artista. Aliás esta influência é perceptível em como trabalha o valor dos pigmentos na intenção de gerar volumes e efeitos de luz em suas pinturas. A paisagem reproduzida acima é um nítido exemplo.

Apesar de uma pequena variação de motivos, que geralmente são paisagens, o trabalho mais recente de Fogaça caminha por um surrealismo onde exercita todo o seu imaginário, algo poético, com a reprodução de horizontes longínquos iluminados por um sol quente que talvez remonte à sua Mococa de infância, vez ou outra cortado por árvores pintadas em filigrana ou mesmo um barco solitário a  navegar no oceano da sua fantasia, tudo isso executado com uma técnica excelente e primorosa, que denota o perfeito conhecer da arte pictórica.

A primeira exposição de Fogaça de que se tem notícia ocorreu em 1969, ainda em Mococa, um pouco antes do artista se mudar para a capital do estado, onde expôs pela primeira vez individualmente em 1973 no Teatro Arena. De lá para cá, foram inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil como no exterior, tendo inclusive obras em museus do Chile e da Macedônia e em coleções particulares da Europa e América Latina.

Atualmente, além de pintar e ensinar pintura, Fogaça tornou-se um ativista ecológico, trazendo para o seu trabalho a causa da preservação ambiental. Por essas e outras é que acredito que os leilões começam a mostrar simplesmente o resultado de um trabalho artístico de boa técnica , realizado com seriedade e perseverança.

2 comentários:

Unknown disse...

Onde poderia encontrar/adquirir obras de Pedro Fogaça?

Rui disse...

Grato pela visita ao blog. Não sei onde Fogaça está expondo e se há alguém que comercialize. Eu ainda tenho a obra do post disponível. Se tiver interesse é só enviar no email descrito.