sexta-feira, 12 de março de 2010

Ermelindo Nardin - Um grande artista


Já há algum tempo que venho pensando e ensaiando uma postagem sobre este excelente artista chamado Ermelindo Nardin. Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo em 1940, Nardin pode ser considerado, sem dúvida, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Estudou na Escola de Belas Artes de São Paulo, no MAC USP e no Museu de Arte de São Paulo, o nosso MASP, onde tinha em Pietro Maria Bardi um amigo e admirador, sendo que inclusive lá expôs suas pinturas, hoje muito raras no mercado, em 1975 e 1983. Aliás, exposições é o que não faltam no extenso e rico currículo deste artista, que começou a mostrar seus trabalhos em 1968, e de lá até hoje, entre individuais e coletivas, entre Bienais e restrospectivas, já se foram mais de cem.



Dono de um desenho desinibido, solto e despojado, Nardin exprime com veemência em seus trabalhos, sua visão de um mundo em constante metamorfose. Suas pinturas, geralmente executadas em uma paleta baixa, apresentam contrastes de corpos rosa-alaranjados com suas sombras ocre-azuladas em posições que denotam movimentos inerentes à sensualidade do ser humano, mas retratados de forma um tanto "jornalística", ou seja, pinta o que vê em determinado momento, nua e cruamente.

Mas é também na gravura em técnicas diversas, que Ermelindo Nardin nos brinda com trabalhos de resultados surpreendentes. Algumas delas como a reproduzida acima, Paisagem 41, possuem uma execução tão refinada, que em função dos movimentos e contrastes alcançados, partes da imagem parecem que "saltam" do plano do papel, conferindo um efeito de tridimensionalidade fantástico, às vezes até algo holográfico. Da contemplação atenta e demorada de suas gravuras, o observador obtém um sentido de fruição de uma viagem fantástica, quase onírica. Resultado como esse, só é obtido por quem tem sensibilidade à flor da pele, técnica de mestre e labor de artesão. Tudo isso transborda no ofício de Nardin, em trabalhos maravilhosos e de elevado valor artístico. Não é à toa que seus trabalhos hoje habitam em boas e grandes coleções privadas e em alguns dos principais museus do Brasil e também no exterior. Ermelindo Nardin é um artista que merece toda a atenção de quem gosta e admira a boa arte.

Nenhum comentário: