terça-feira, 28 de abril de 2009

Tadashi Kaminagai - Um grande artista

Tadashi Kaminagai, nasceu em Hiroshima no Japão em 1899. Decidiu-se na verdade pela vida artística apenas aos vinte e sete anos. Antes disso, desde muito jovem, trabalhou na Indonésia como plantador de arroz e milho, apanhador de coco e extrator de borracha.
Já na mais tenra idade fora atraído pela pintura e com o firme propósito de ser artista, rumou para Paris, centro artístico mundial da época. Lá, com a ajuda de Foujita, seu compatriota, sobreviveu como mestre moldureiro, trabalhando para artistas da envergadura de Henri Matisse, George Braque, Marc Chagall, Derain e Dufy, que sem dúvida lhe serviram de escola, e das melhores. Com a Segunda Guerra Mundial, é obrigado, assim como outros artistas, a sair da França, chegando dessa forma ao Brasil em 1940. Aqui, expôs em 1941 no Salão Nacional de Belas Artes e individualmente em São Paulo. Trabalhou no Rio de Janeiro, onde além de pintar exercia o ofício de mestre moldureiro, o que lhe permitiu o contato com uma série de artistas, entre os quais Portinari, de quem arrancaria rasgados elogios.

Participou das duas primeiras Bienais de São Paulo ( 1951 e 1953) e do Salão Nacional de Arte Moderna em 1952. Residiu no Brasil até 1954 quando foi para o Japão e de lá para Paris, onde se fixou definitivamente, até sua morte em 1982.

Dono de um desenho refinado e de uma técnica perfeita, com pinceladas precisas, marcadas por um "impasto" generoso, Kaminagai registrou principalmente paisagens, francesas e brasileiras em sua maioria, que retratam de um modo único e de estilo inconfundível os lugares por onde passou. Pintou também nus, retratos e naturezas mortas, onde o vigor e a autenticidade do artista sempre se fizeram presentes. A paisagem com ponte da Bretanha reproduzida abaixo, possivelmente pintada um pouco antes da vinda para o Brasil, é um ótimo exemplar da pintura cheia de vida de Kaminagai.


No Brasil, Kaminagai viajou muito e registrou magníficas paisagens na Bahia, Belém do Pará e em São Luís do Maranhão. Pintou também em São Paulo, Lins e Mogi das Cruzes, além é claro do Rio de Janeiro, onde residiu por um bom tempo. A marinha reproduzida abaixo, pintada em São Luís do Maranhão, é um exemplo da "pintura brasileira" de Kaminagai, que antes de tudo, é reconhecidamente um pintor pertencente à Escola de Paris. Alguns críticos inclusive, chegaram a fazer paralelo de sua pintura com a de Vlaminck.


Tadashi Kaminagai é citado no Benezit, o maior dicionário de artes do mundo, editado na França, e participou durante muitos anos do Salão de Outono de Paris. Sem dúvida alguma, ainda ouviremos falar muito de Kaminagai, um artista que o mundo das artes está redescobrindo.

Nenhum comentário: