sexta-feira, 6 de março de 2009

Responsáveis pelas autenticações de obras de arte

Tenho sido questionado muitas vezes por colecionadores ou simplesmente possuidores de uma tela ou desenho, sobre como fazer para autenticar uma obra de arte. A questão é muito ampla, mas podemos dizer que para os principais artistas cujas obras são comercializadas no Brasil e principalmente no exterior, existem sempre pessoas ou instituições reponsáveis pela análise e certificação das obras a eles atribuídas. No Brasil, considero o trabalho pioneiro de certificação e catalogação como sendo o do Projeto Portinari, encabeçado pelo filho do artista, João Cândido Portinari, que por mais de 25 anos vem pesquisando e catalogando a obra daquele que é considerado por muitos como o mais importante pintor brasileiro. O resultado do trabalho foi compilado e publicado em um catálogo chamado raisonné, em cinco volumes, que contém aproximadamente 5.000 obras catalogadas do pintor de Brodowski. O contato pode ser feito pelo site http://www.portinari.org.br/ cuja página inicial se vê abaixo . As consultas são respondidas rapidamente e com extremo profissionalismo.






Outros esforços de catalogação das obras de vários artistas estão sendo levados a cabo no país, sejam por estudiosos e especialistas, sejam por instituições constituídas para esse fim. Citaremos abaixo algumas dessas iniciativas, com as respectivas formas de contato, para que o interessado que possua alguma obra atribuída a um dos artistas citados, possa dar início ao processo. São eles
Tarsila do Amaral - base7 - www.base7.com.br/tarsila
Iberê Camargo - Fundação Iberê Camargo - http://www.iberecamargo.org.br/
Inimá de Paula - Fundação Inimá de Paula www.inima.org.br/fundacao.htm
Anita Malfatti - Stella Maria de Mendonça - stella@portalartes.com.br
Leonilson - Projeto Leonilson - http://www.projetoleonilson.com.br/
Clóvis Graciano - Projeto Clóvis Graciano - http://www.projetograciano.com.br/
John Graz - Instituto John Graz - http://www.institutojohngraz.org.br/
Thomaz Ianelli - Instituto Cultural Thomaz Ianelli - São Paulo
Antonio Gomide - Dra. Elvira Vernaschi - São Paulo
Arcângelo Ianelli - Sra. Kátia Ianelli - São Paulo
Aldemir Martins - Sr. Pedro Martins - São Paulo
Francisco Rebolo Gonzales - Dra. Lisbeth Rebolo Gonçalves - São Paulo
Tomie Othake - Instituo Tomie Othake - http://www.institutotomieohtake.org.br/
Dos nomes citados acima, apenas Tarsila do Amaral( três volumes e um CD ROM), Iberê Camargo( um volume sobre as gravuras) e Inimá de Paula( dois volumes) já possuem catálogos raisonnés editados.
Dos principais artistas brasileiros hoje comercializados no mercado, salientamos que nomes como Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard, Ismael Nery, Bonadei, Djanira, Milton Dacosta, Maria Leontina e Ivan Serpa não possuem um trabalho de catalogação.
A catalogação da obra de Alfredo Volpi foi feita parcialmente, restando muitas obras por serem catalogadas, o que prejudica o conhecimento da real produção do artista, descaracterizando muito o seu mercado. Foram catalogadas aproximadamente 2.400 obras, quando estima-se em mais de 6.000 o total da produção do artista, que trabalhou por mais de 60 anos.
Nota acrescentada em junho de 2016: Mais recentemente foi criado o Instituto Volpi para promover a catalogação completa do artista, tendo como base o CD ROM já editado anteriormente. O acesso pode ser pelo site http://www.institutovolpi.com.br/ .

José Pancetti também é outro artista que mereceria um trabalho sério de catalogação. O livro sobre ele editado por José Roberto Teixeira Leite na dec. 70 continua sendo a melhor referência sobre as obras do artista, apesar de conter apenas uma parte delas.
Cícero Dias é um dos artistas que começará a ter a obra catalogada em breve, num esforço comandado pela esposa do pintor Sra. Raymonde Dias.
O Museu Lasar Segall chegou a cogitar o início de um trabalho de catalogação da obra de Lasar Segall, com vistas à edição de um catálogo raisonné. Hoje em dia, o museu só emite certificados para aquelas obras que estejam documentadas nos arquivos da instituição, ou seja, muito poucas. São várias as obras de Segall que esperam uma análise mais séria para a autenticação.
Por enquanto é só. Numa próxima postagem, citarei alguns comitês de certificação no exterior, onde o esforço para se autenticar uma obra de arte é bem maior. Até breve!

6 comentários:

Anônimo disse...

Emiliano Di Cavalcanti foi um dos expoentes do modernismo, mas não está em sua listagem... vc saberia como fazer a autenticação de desenhos atribuídos ao artista em questão?

Rui disse...

Di Cavalcanti foi um dos maiores artistas do Brasil e atualmente é um dos mais falsificados. Defendo a criação de um comitê de pesquisadores, estudiosos, colecionadores e agentes de mercado para que seja possível a catalogação da obra do artista. A filha do artista, Beth Di Cavalcanti, é dona dos direitos do pai mas não sei se emite pareceres sobre obras. No caso de Di Cavalcanti, a trilha de procedência de uma obra, seja ela qual for, se torna fundamental para a autenticação e reconhecimento.

Anônimo disse...

Olá,
Por favor, em se tratando de Di Cavalcanti, um dsenho com os seguintes dizeres atrás: Estudo Noêmia Mourão (acredito) SP, 1982
facilitaria a autenticação. Quem faz esse trabalho? Faz idéia dos custos?
Também gostaria de alguma orientação para autenticar obras de guinhard e djanira já que não possuem fundações?
muito obrigada,
Mariana

RRRJ disse...

Também gostaria de uma orientação para certificar obras de Guinhard e Di Cavalcanti.

Rui disse...

Com relação a Di Cavalcanti, a filha do artista, Sra. Elizabeth Di Cavalcanti, está em fase de criação do Instituto Di Cavalcanti que analisará e certificará as obras atribuídas ao artista.Quanto a Guignard, há o Projeto Guignard que possui obras catalogadas mas desconheço se emite expertise sobre obras atribuídas.

Isak Diamante disse...

Rui, possuo uma aquarela atribuída a Guignard e um óleo sobre eucatex atribuído a Aldo Bonadei. Os "experts" não dizem não, mas também não dizem sim à autenticidade das obras. Pela tua informação disponibilizada no blog, não há, ainda, o levantamento da obra de Guignard e quanto a Bonadei não tenho esta informação. Tenho intenção de submeter as obras à análise do laboratório de química da USP ou de física da PUC/RJ, ambos com pesquisas especificamente voltadas a obras de arte, dependendo obviamente dos custos envolvidos. Para a confirmação da autenticidade, ou não, qual a tua recomendação? Obrigado.