E como singela contribuição ao Ano da França no Brasil, este blog faz abaixo uma exposição virtual de obras de arte de artistas franceses e de artistas que passaram pela França, com obras de iconografia tipicamente francesa, pertencentes ao nosso acervo. Estamos tentando montar, durante este Ano da França no Brasil, uma exposição com estas mesmas obras em espaço aberto ao público em geral. Mas enquanto isso não acontece, mesmo porque não temos certeza se conseguiremos, pois pelas circunstâncias atuais está muito difícil de se produzir uma exposição por menor que seja, aquelas pessoas que tem acesso ao blog poderão admirar algumas peças, no mínimo, interessantes. Espero que gostem e " Vive la France!"
"Voilá!":
Esta primeira obra é atribuída a Pierre-Auguste Renoir, artista impressionista francês dos mais famosos, sendo considerado junto com Monet, Sysley e outros, um dos fundadores do movimento impressionista. Pertencente à fase em que Renoir ainda dispunha de saúde capaz de permitir uma execução primorosa e detalhada em conjunto com pinceladas extremamente rápidas e precisas, esta obra mostra a Ponte Alexandre III em Paris, o Rio Sena e a cúpula lateral do Petit Palais. A ponte, cuja conclusão data de 1898, é uma homenagem da França ao tratado Franco-Russo do final do sec. XIX, foi posteriormente ornada com esculturas e luminárias e inaugurada na Exposição Universal de 1900, juntamente com o Grand Palais e o Petit Palais, também em parte representado. É possível sentir na pintura todo o clima da " Belle Époque".


A paisagem francesa com ponte acima, pintada em Moret sur Loing, é de autoria do artista paulista Paulo do Valle Júnior e foi executada em 1911, época em que morou em Paris e estudou na famosa Academia Julian. As paisagens francesas de Valle Jr. são raras e reconhecidas pelo seu excelente acabamento e maturidade de paleta, oriundos do aprendizado com mestres da estirpe de J.P. Laurens, M. Baschet e H. Royer. O refino e delicadeza franceses estão presentes nesta pequena pintura.
O desenho acima, de autoria do famoso mestre pós-impressionista francês Maximilien Luce, executado quando da época da Primeira Guerra Mundial, retrata um soldado francês ferido em campo de batalha. Luce era um anarquista por natureza e alimentava um sentimento de repulsa às guerras e ao mesmo tempo de compaixão por suas vítimas, tendo inclusive executado uma série de pinturas das estações de trem de Paris, as famosas "Gares de Paris", e os trens que chegavam do "front" de batalha, carregados de feridos. Num desenho preciso e refinado, é possível captar nas figuras o sentido de impotência e abandono frente à tragédia da guerra.



Esta belíssima obra, cheia de cor e luz, que retrata a comemoração do 14 de Julho na França, é de autoria de Rodrigo Soares, pintor português de reconhecida qualidade, que antes de 1900 já havia participado de três edições do Salão de Paris, o que por si já lhe confere grande importância. Radicado em São Paulo desde o final do sec. XIX onde montou atelier, retornou várias vezes a Paris para estudos e a trabalho. Alguns retratos por ele executados, fazem parte do acervo da Academia Brasileira de Letras, juntamente com obras de Portinari, Guignard e outros artistas de reconhecido valor.
Para encerrar a mostra, um belíssimo exemplar do período Neoclássico francês, numa execução atribuída a Pierre-Paul Prud'Hon, pintor cuja qualidade de desenho e de execução pictórica, situa-se entre as dos maiores mestres franceses. O motivo é o mitológico "Zephyr", do qual Prud'Hon realizou várias telas com múltiplas variações. Uma pintura de extrema delicadeza, onde a perícia do mestre se faz sem dúvida presente.
Espero que tenham apreciado esta pequena exposição. " À bientôt"